Espirito Santo te Amo ...

Espirito Santo te Amo ...
Adoramos à 3ª Pessoa da Trindade

sábado, 28 de julho de 2012

O Esquecimento Espiritual

II Rs 21:1 Manassés Rei de Judá.



Manassés tinha doze anos quando começou a reinar , e reinou cinquenta e cinco anos em Jerusalém.O nome    
de sua mãe era Hefzibá.

A Bíblia Sagrada nos declara a história de um rei de Judá chamado Manassés , sua vida nos traz um grande exemplo para nossa vida.
Filho do grande Rei Ezequias com Hefzibá, seu pai antes de falecer acompanhou nos últimos anos de sua vida a qual foi prolongada pelo Senhor.Mesmo seu filho chamado Manassés assistido diante de seu pai
não atentou para a suas boas obras.
Com doze anos de idade Manassés passa a ser o novo rei de Judá, calçado por sua mãe Hefzibá.Durante os seus cinquenta e cinco anos de reinado se esqueceu totalmente de servir ao Senhor, abandonando ao Deus de Israel e se entregando às idolatrias e abominações das nações.





Há alguns pontos importantes a serem revistos nesta historia:

I- Seu nome e seu significado:
Manassés = Hb. "Quem faz esquecer" ou "Esquecimento"
Significa que a índole de Manassés o levaria a um tempo de apostasia ,ou seja , pouco a pouco ele iria se esquecer dos ensinamentos passados dos seus pais.
Isto nos ensina que devemos cuidar da doutrina e ensinamentos para que nossa geração não pereça por falta de conhecimento e respeito a Deus

II-Seu Pecado:
Ao se esquecer do Senhor Manassés começou a denegria a visão de um santo templo ao colocar um poste-ídolo dentro templo e altares a baal nos seus átrios como também colocar seu sacerdotes para culto a baal.
Como se não bastasse ,Manassés se entrega a uma corrupção tal que expõe seu filho ao fogo de Moloque.

III- Resposta de Deus:
Mas Deus não deixou de dar a sua oportunidade de amor ã Manassés enviando um profeta a lhe avisar sobre o mal que ele estava fazendo e sua consequência.Deus não terá o culpado por inocente pois Deus sempre avisa ao pecador , mas muitas vezes não damos ouvido a voz profética de Deus.
Vivemos dias semelhantes em que as pessoas preferem ouvir e ficar com as mentiras ao invés de ouvir e aceitar a repreensão de Deus.

IV- Castigo Divino:
O Cativeiro sempre sera uma forma de Deus tratar com o ser humano pois o homem sera limitado e humilhado em seu caráter e isto lhe causará frustração e lhe mostrará o quanto ele precisa de Deus permitindo ao Senhor se aproximar e tratar ao ponte de lhe mostrar as verdades que mudaram sua vida.

V- Seu Arrependimento:
Apos Pecar e ser castigado , Manassés se converte e se humilha diante de Deus, que lhe perdoa e dá a ele uma segunda chance , na qual o faz retornar ao reina de Judá.
Sua atitude agora mostra os sinais de conversão se preocupando com Jerusalém:
1-Edificou o muro do lado de fora da cidade - segurança
2-Tirou da casa do Senhor do ídolos - santidade
3- Reparou o altar do Senhor - conserto

No fim de sua vida morreu velho e em sua casa ,ou seja ,  em paz

Vale a pena se humilhar para Deus ...

Presbítero Sandro Cardoso de Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário