DÍZIMOS E OFERTAS
Freqüentemente os crentes levantam perguntas a respeito da contribuição cristã.
Procuraremos responder algumas delas, citando versículos da Palavra de Deus. Gn 14:20.
1 - O percentual fixo de 10% (dez por cento) de nossa renda, para Deus, é um dos meios Dele expressar seus direitos e senhorio sobre nós e tudo o que temos (Is 43:1 ; Dt 7:6).
2 - O dizimo pertence a Deus , por isso é santo (Lv 27:30), desde o que se produz no campo, seja da agricultura , criações de gado , empresa , industria , etc .Não sendo pago, é um roubo, como vemos em Ml 3:8-10. Ele não é dado , é pago ,pois trata-se de uma divida Hb 7:7-9.
3 - No Velho Testamento - V.T. , quando os dízimos não eram pagos na ocasião própria ao serem pagos , deveriam ser acrescidos de 20% (Lv 27:31).Portanto na Lei a coisa era mais séria do que hoje , como observamos.
4 - Quem não paga seus dízimos ao Senhor recebe sua cobrança com elevados juros (Ml 3:9 ; At 5:4 - 10).Seja fiel no pouco ,que no muito Deus te colocará , dando vitórias em todo o teu viver (Dt 28:1 - 8).
5 - As ofertas regulares e alçadas devem ser conforme a prosperidade do contribuinte (I Co 16:2 ; II Co 8:3), nesta passagem vemos a concordância entre dízimos e ofertas sendo que o dizimo mínimo deve ser sempre 10% do ganho e a oferta , quando puder contribuir , além do dizimo pago.
A) Podem dar metade do que obtém , II Co 9:7.
B) Podem dar tudo o que obtém , Lc 21:4 (exemplo da viuva pobre ).
Conforme Dt 12:6 , um judeu devoto dava no Antigo Testamento , no mínimo 30% de sua renda á Deus .Há na citação acima , 7 tipos diferente de ofertas .Vejamos quais são :
a ) Holocaustos
b ) Sacrifícios
c ) Dízimos
d ) Ofertas Alçadas
e ) Votos
f ) Ofertas Voluntárias
g ) Primogênito das vacas e ovelhas
Há pessoas que chegam a dizer :Em que havemos de tornar ?;
Sou freqüentemente participador ,oro leio a Bíblia ,jejuo ,canto no coras ,toco instrumentos , sou assíduo participante e cheguei a galgar posição ministerial ! Em que tenho de tornar ainda?
No tocante ao dizimo é facilmente esquecido , por acharmos que estas atividades já são contribuição suficiente , quando na realidade nada tem a ver com dar o dizimo ao Senhor.
Quando uma agência bancária ou comercial é assaltada ou suas portas arrombadas, muitas pessoas ficam assustadas, andam com muita preocupação, há irmãos que até deixam de ir a igreja para guardar suas casas, quando ao dizimo, deixa de contribuir .É através de nossas contribuições que vemos o progresso da causa do nosso mestre.
Quando deixamos de dar nossas contribuições, estamos dizendo que não queremos a prosperidade da obra santa, em sua plenitude. “Trazei todos os dízimos a casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim diz o Senhor dos Exércitos.
Se Eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que vos advenha maior abastança” Malaquias (3:7 - 10 a).Muitas vezes estamos com nossa contribuição pronta para levar á igreja, chega um necessitado, vamos até ao supermercado ou outro lugar e gastamos tudo. Está correto gastar o que foi separado para a casa do Senhor? Não .
Por isto vigiemos para não cairmos em contradição com a Palavra do nosso Deus.
6 - Jesus recomendou o dízimo: “Ai de vós , escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei: o juizo, a misericórdia e a fé , deveis porem fazer estas coisas e não omitir aquelas” (Mt 23:23 a ).Para que servia o endro, o cominho e a hortelã ? Servia para temperar a alimentação e também era usado para colocar no incensário, que quando era queimado, exalava um cheiro muito agradável ao ambiente.